PROJETO DE PESQUISA PARA MESTRADO EM ECONOMIA
GUSTAVO PEREIRA DA SILVA
Companhia Ararense de Leiteira: a precursora da Nestlé no Brasil e sua atividade produtiva entre 1913-1920.
INTRODUÇÃO
No início do século XX, o Brasil apoiava sua economia na exportação, principalmente, do café. Este produto tinha suas principais lavouras no Estado de São Paulo, o que possibilitou a ascensão, econômica e política, daqueles que o cultivavam – os cafeicultores paulistas.
Mas, o café também deu subsídios a outras formas de atividade econômica ; os serviços públicos em geral e, sobretudo, a indústria foram os maiores beneficiados. Indústria que, apesar de não ser das mais desenvolvidas à época, começava a atender uma crescente mão-de-obra, proporcionada, em grande parte, à grande soma de imigrantes vindos da Europa para trabalhar nas fazendas cafeeiras do interior paulista – mas que, também foi trabalhar nas indústrias.
Estas indústrias não se restringiram à cidade de São Paulo; muitas delas nasceram no interior paulista aproveitando-se das facilidades para o escoamento da produção proporcionadas pelas ferrovias – como a Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Uma das indústrias montadas neste período foi a Companhia Ararense de Leiteria, no ano de 1913, no município paulista de Araras.
Esta fábrica manufaturava um produto que só era conhecido pelos consumidores nacionais através de sua importação o leite

![Livro do Aluno Educação Visual 7ª classe [Texto Editores] Moçambique](https://livros.mozestuda.com/wp-content/uploads/2024/06/Livro-do-Aluno-Educacao-Visual-7a-classe-Texto-Editores-Mocambique.png)






